DISKPART (Desbloquear Pendrive/HD e remover BITLOCKER) - Go Scripts

Go Scripts

The Computers World

sexta-feira, 17 de junho de 2016

DISKPART (Desbloquear Pendrive/HD e remover BITLOCKER)

DISKPART (Desbloquear Pendrive/HD e remover BITLOCKER)

Erros diversos ocorrem em dispositivos de armazenamentos, seja removível ou não, um dos problemas mais comuns encontrados são em Hard Drives e Pendrives, seja por não permissão de envio para este dispositivos, ou para acessos nos arquivos presentes no mesmo.

De fato, isso é um problema bem chato e as vezes não dispomos de conhecimentos para realizar o processo para recuperar o acesso ao dispositivo. Porém a GoScripts está aqui para tornar sua vida mais fácil em relação a estes problemas que ocorrem com nossos dispositivos de armazenamentos.

Segue um pequeno tutorial para "tentar" permitir o acesso ao seu dispositivo de armazenamento, seja HD ou Pendriver:

Este processo serve para os seguintes problemas apresentados abaixo:
  • Pendrives protegidos contra gravação;
  • HD's protegidos contra gravação;
  • Recuperar espaços não gravavéis;
  • Retirar bloqueio do BitLocker (Perde todo os arquivos);
Primeiro passo é você conectar sua unidade de armazenamento no computador, seja via USB ou outro meio. O importante é estar conectado.

OBS: TENHA EM MENTE, QUE AO FAZER ESSE PROCESSO, VOCÊ PERDERÁ TODOS OS SEUS DADOS ARMAZENADOS. PARA RECUPERAR SEUS ARQUIVOS VOCÊ PODE USAR O SOFTWARE:POWER DATA RECOVERY(Clique aqui)

Segundo passo é abrir o DISKPART, veja:


Figura 01 - Abra o "Executar" com as teclas de atalho

Feito isso será aberta a janela seguinte:

Figura 02 - "Executar" aberto, digite DISKPART

Após digitar DISKPART e dá o "enter" ou clicar em "OK", será solicitado executar com administrador, você clica em "SIM", caso esteja em uma conta com menos privilégios administrativo, se solicitar login e senha digite os dados do administrador, ou de uma conta com privilégios administrativos.

Será aberto a janela do DISKPART após você permitir como Administrador. Como exibido abaixo:

Figura 03 - Tela inicial do DISKPART

Agora vamos listar as unidades de armazenamentos presentes no computador atual, para isso você deve digitar:

LIST DISK

Veja como será mostrada a lista dos discos presentes

Figura 04 - Lista de discos Presentes.

Note que nosso exemplo se aplicará a um pendrive de 4 GB, e neste caso será mostrado no DISKPART como o Disco 2, e a partir de agora, iremos trabalhar no Disco 2, para isso vamos digitar o seguinte comando abaixo, uma vez que já sabemos o número do disco que queremos trabalhar.

SELECT DISK

Figura 05 - Selecionamos o Disco 2, do pendrive que trabalharemos

Depois de selecionado o disco a ser trabalhado, iremos digitar o seguinte comando:

CLEAN
CLEAN especifica que cada byte\setor do disco seja definido como zero, o que exclui completamente todos os dados contidos no disco. Vai limpar todas as informações do disco selecionado.

Figura 06 - Digitado o comando CLEAN, o disco será zerado (os binários)
(Se estiver protegido com o bitlocker este processo já limpa as configurações do bitlocker)

Até aqui já fizemos grandes progressos, porém ainda falta tirar o "SOMENTE LEITURA" do pendrive, para isso usaremos o seguinte comando abaixo:

ATTR DISK

Com o comando acima poderemos ver os Atributos do disco, conforme a imagem abaixo:

Figura 07 - Mostra que o disco 2 está como somente leitura

Você pode observar que o disco selecionado, neste caso o disco 2, está como somente leitura, dando a terrível mensagem de "Disco protegido contra gravação".

Agora vamos "RETIRAR" esse atributo de somente Leitura do disco selecionado (neste caso o disco 2, um pendrive de 4 GB da SanDisk), usaremos o seguinte comando abaixo:

ATTR DISK CLEAR DISK READONLY

Será exibido conforme abaixo:

Figura 08 - Comando digitado e o seu resultado.

Após isso, este comando fará que o disco não esteja como "SOMENTE LEITURA", e você pode digitar novamente ATTR DISK para ver o novo status do disco...!

ATTR DISK

Figura 09 - Comparação de antes e depois do atributo SOMENTE LEITURA (ReadOnly)

Observe na imagem acima que foi mudado o atributo de "Somente Leitura", antes estava como "SIM", permitindo somente leitura no disco 2 (Pendrive, neste caso), e agora você pode seguir para o outro passo para formatar e ativar o disco 2 para poder usar novamente. Vamos criar uma partição primária.

Para isso você ira digitar o seguinte comando:

CREAT PARTITION PRIMARY

Com este comando você irá criar uma partição primária do disco 2.

Figura 10 - Comando para criar partição do disco 2

Note que a mensagem foi exibida, que teve êxito na criação da partição.

Agora vamos formatar para poder utilizar novamente a unidade, nesse caso é o disco 2 (Pendrive).
Podemos formatar em NTFS ou FAT ou FAT32, se não especificado será usado conforme o sistema padrão.

Iremos Digitar:

FORMAT FS=FAT32 LABEL="GOSCRIPTS" QUICK

Observe que formataremos no sistema FAT32 com o nome do Pendrive (Rótulo) de GOSCRIPTS, de modo rápido (QUICK):

Figura 11 - Formatação (neste caso em FAT32)

Após esse processo, você poderá usar normalmente o seu pendrive ou HD, com todos estes processo você poderá tirar o modo "Somente Leitura", retirar a proteção BitLocker e ainda recuperar o seu pendrive para o acesso normalmente. 

OBS: CASO ISSO NÃO RESOLVA O SEU PROBLEMA DE "SOMENTE LEITURA", ENTÃO SEU DISPOSITIVO PODE ESTAR DANIFICADO PERMANENTEMENTE.

Caso você deseja somente bloquear as portas USB para não permitir o envio de nenhum dado para os dispositivos conectados por USB, então você pode usar programa no link a seguir:

BLOQUEAR PORTAS USB



ESPERO QUE GOSTEM, DÚVIDAS, SUGESTÕES, CRÍTICAS, PODEM POSTAR NOS COMENTÁRIOS ABAIXO.


POWERED
H4X0R-SW©2016
RM TUTORIAIS©2016
GoScripts©2016

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS









11 comentários:

  1. Obrigado me ajudou muito valeu amigo

    ResponderExcluir
  2. Não deu certo, conforme a mensagem do prompt:

    DISKPART> creat partition primary

    Não foi possível localizar uma extensão livre utilizável. Pode ser que não haja espaço livre suficiente para criar uma partição no tamanho e deslocamento especificados
    Especifique valores de tamanho e de deslocamento diferentes ou não especifique nenhum deles para criar a partição de tamanho máximo. Pode ser que o disco esteja particionado usando o formato de particionamento de disco MBR e contenha 4 partições primárias (nenhuma outra partição pode ser criada), ou 3 partições primárias e uma partição estendida, (somente unidades lógicas podem ser criadas).

    Podes me ajudar? Grato.

    ResponderExcluir
  3. To com o msm problema consegui resolver se sim me ajude também

    ResponderExcluir
  4. Poxa todos os meus pen drives tão dando isso, o Estado atuasl somente leitura não muda cpntinua sim. Fui fazer o boot de um pen drive, deu falha e ficou desse jeito. Agora todos dão o mesmo problema

    ResponderExcluir
  5. IMPOSSÍVEL REVERTER!!!!! JÁ TENTEI DE TUDO!!!

    ResponderExcluir
  6. Já tentei este procedimento diversas vezes e não funciona. Porém quando coloco o cartão de memória em outro notebook eu consigo formatar normalmente. Como resolver isso no meu notebook?

    ResponderExcluir
  7. Amigo, meu HD EXTERNO estava com bitlocker ativado desta forma segui esse procedimento, mas agora ao conectar ele na USB o sistema até informa que encontrou o dispositivo mas ele não aparece como uma unidade. Tem algum processo que deva fazer?

    ResponderExcluir
  8. Possivelmente, a opção poderá ser desfeita apenas no computador onde o bitlocker foi feito. Assim como a desativação da opção somente leitura e no PC que fez criou essa regra. no pen, de forma automática. Obs: Se este problema foi causado de forma automática pelo seu PC, possivelmente sua máquina está com vírus. Há mallware específico para criptografia de pen driver, travamento de dados, ocultação, etc. Será melhor formatar a máquinas com windows original. Não só, é notório o saber de solicar a operado de internet um novo ip e, por fim, mudar a senha de todos sites acessados na máquina infectada. Att. Heitor Abreu

    ResponderExcluir
  9. Possivelmente, a opção poderá ser desfeita apenas no computador onde o bitlocker foi feito. Assim como a desativação da opção somente leitura e no PC que criou essa regra- no pen- de forma automática. Obs: Se este problema foi causado de forma automática pelo seu PC, possivelmente sua máquina está com vírus. Há mallware dedicados em criptografia, travamento de dados, ocultação de pen driver. Será melhor formatar a máquinas com windows original. Não só, é notório o saber de solicar a operado de internet um novo ip e, por fim, mudar a senha de todos sites acessados na máquina infectada. Att. Heitor Abreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô com o mesmo problema já tentei de tudo no meu NVME2 eu consigo acessar os arquivos por um outro HD porém não dá pra eu copiar, excluir, já tentei atribuir funções/permissões, já tentei todos Scripts do Disk Part nada funciona, e ao tentar formatar não dá pra excluir partições ou formatar porque da erro, " o disco selecionado tem uma tabela de partição MBR "... Já passei antivírus nada funciona.

      Excluir
    2. Tenta converter seu NVME2 para GPT, procure formas ou ferramentas para isso. Caso nada dê certo, crie um pendrive bootavel em GPT com o Rufus e instale o windows nele.

      Excluir